Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Carta aberta ao meu personagem preferido: Dom Casmurro

[FlickR @ Michel Melamed]

Olá, meu velho amigo...

Já deves saber o porquê de te escrever. Li teu livro. Embora tua história seja - como diria o agregado - banalíssima, como uma novelinha, vê que não estou a desmerecê-la: é encantadora. Imaginei-me vivendo todo aquele amor juvenil, todo aquele turbilhão de emoções.

Eu sei como é. Também vivi amores assim, um juvenil e outro mais maduro, e é ter o coração explodindo no peito, por felicidade ou dor.

E sei que a amaste até o fim dos teus miseráveis dias, porque senão não havia motivo para teres escrito tal livro.

Fizeste bem em tê-la vivido intensamente. Não fizeste bem em ter vivido intensamente o ciúme. Entristeceu-me perceber que acabaste com toda aquela beleza e tornaste casmurra tua vida.

Penso que foste burro. Poderia chamar-te de idiota umas mil vezes, vezes mil.

Acredito que Capitu tenha te amado até morrer, bem como teu filho Ezequiel. SIM, TEU FILHO - tenho a plena certeza de que era teu. E daí se ele não se parecia contigo? Naturalmente, herdou a beleza da mãe.

Não que eu não te achasse bonito; para dizer a verdade, me encontrei apaixonada por ti, mas também por Capitu, ela era magnífica.

Não vejo como Capitu não seria apaixonada por ti. A menos que o ciúme tenha corroído seu sentimento. Entenderia-a, pois abomino o ciúme em excesso, porém rejeito essa ideia. O ciúme não foi capaz de matar seu amor, mas foi capaz de envenenar o teu.

Pura tolice! Orgulho estúpido! Tinhas o amor e a felicidade e, por escolha tua, rejeitaste. Sei que já deves ter sido picado pelo bichinho do arrependimento, contudo, não foi o suficiente para quebrar tua maldição de levar até o fim essa casmurrice.

Fico tristíssima por ti, por ter levado esta vida. Mas também por mim, por meu amado, estávamos a seguir esses passos, assumindo oras o papel de Dom Casmurro, oras de Capitu; todavia, o que envenena é o egoísmo e o orgulho. Eu o amo. E é por isso que sei que Capitu te amou. Com pesar, já tenho o desfecho da peça. E, no fim de nossas vidas, já encasmurrados, talvez eu (ou ele) escreva sobre nossa grande e banal história de amor.




Esse post faz parte da blogagem coletiva do Círculo Secreto das Bruxas Blogueiras, um coven secretíssimo que reúne só as mais poderosas bruxas da antiga blogosfera. Fique de olho nos blogs participantes. Corvos estão voando e cartas estão sendo entregues.

4 comentários:

  1. Ai Ste, me abraça porque eu amo o Dom Casmurro, socorro! (eu amo Machado de Assis e tudo o que ele fez nessa vida, inclusive o nome da minha gata é Capitu por motivos óbvios)
    Também acho que a Capitu nunca trairia Bentinho :( esse livro sempre me deixa com o coração na mão porque eu penso "SEU BURROOOOOOOOO ELA TE AMA, TU NÃO TÁ VENDO QUE ELA TE AMA? PARA DE SER LOUCOOOO". Às vezes acho que Machado de Assis escreveu essa história tão bem que, até o fato de Ezequiel não ser, teoricamente, parecido com Bentinho tem a ver com a visão distorcida que Dom Casmurro tem ao narrar sua própria história. Tipo, a gente nunca vai saber o que foi real ou imaginação dele (vai que os ciúmes dele o envenenaram tanto que ele não conseguia ver a semelhança do Ezequiel com ele mesmo?), e já perdi as contas de quantas vezes li esse mesmo livro e fiquei divagando horas e horas sobre isso. Ai ai, tenho tantas teorias que passaria horas aqui escrevendo XD
    Amei sua carta <3

    Beijo!
    Burlesque Suicide

    ResponderExcluir
  2. o mais legal da blogagem coletiva é que ela é como uma tela em branco. O que cada um vai fazer com ela cabe a cada um (e eu morro de orgulho por participar desse coven <3).

    BEIJO
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sua carta foi tão bem escrita que eu não pude me impedir de ler, haha! Ficou muito bonito, adoro esse português meio rebuscado, mas entendível. Fiquei felicíssima que existe mais gente nesse mundo que acredita na inocência da Capitu, a menina dos olhos de ressaca que eu nunca vi, mas gosto tanto <3 Seria lindo se o Bento lesse essa carta, porque eu acho bem necessário, hahaha!
    Beijo :*
    Shana|Hishoku

    ResponderExcluir
  4. Dom Casmurro é sensacional, e amei vc ter escolhido esse personagem. Bem, eu adoro o "maior misterio da literatura Brasileira" e realmente não consigo ter certeza da resposta, mas admito que acredito que não seja impossível capitú ter traído Bentinho. Pode ser que sim, pode ser que não. Uma das coisas que mais curti nessa blogagem coletiva, e que deu pra ntar que vc tb usou, foi a mudança no estilo de escrita das blogueiras para adaptar a carta à algo que o personagem gostaria de receber. Amei sua linguagem ao longo do texto.

    ResponderExcluir