Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sem lágrimas para chorar

Imagem do we♥it.

Já vai fazer um mês (11/09) que estou com os olhos doentes. É algo muito chato essa doença e principalmente não saber o que é, mesmo depois de ter ido ao médico.

Fui ao oftalmologista (17/08), e fui mal atendida. Começando que o médico reclamou por eu ter chegado pontualmente no horário, ele queria que eu tivesse chegado mais cedo. E, como os aparelhos já estavam desligados porque havia faltado luz, disse que não os ligaria só para me atender. Remarcaria minha consulta para outro dia, mas a assistente o convenceu a dar uma olhada em mim. Eu preferia que tivesse sido remarcada, para ter uma consulta mais decente. Falei que achava que era conjuntivite. Ele disse que não, que era olho seco, me receitou um colírio e falou para voltar em um mês caso não tivesse melhorado. Nem quis ouvir tudo que eu tinha a dizer sobre meu problema. Não me passou nenhum exame para constatar. E não me explicou nada sobre meu suposto problema. O que descobri sobre olho seco foi porque pesquisei na internet.

Olho seco é quando não há lágrimas suficientes para lubrificar os olhos, ou as lágrimas estão sem qualidade, sendo assim, a lubrificação é ineficiente. Não é considerada grave, mas se não for tratada, pode evoluir para doenças piores, que podem levar a perda da visão, pois onde não estiver bem lubrificado, acaba sendo lesionado.

É uma doença comum no inverno, quando o tempo fica bem seco. Não é contagiosa.

Li que não há cura. Pode ser falta de vitamina A e um médico receitava ômega 3. Então me pergunto se repor esses nutrientes não seria a cura. Pois tratar apenas os sintomas não é tratar a doença. Deduzo que, se for a má qualidade das lágrimas, esta possa ser a solução. Mas se for insuficiência de lágrimas, pode ser que não.

Tem se tornado mais comum devido ao uso excessivo de computador. Ficar muito tempo assistindo tevê também pode, mas nem se compara ao computador, pois a tela está bem mais perto, além de piscarmos menos, a luz (ou calor, não sei ao certo) do monitor pode fazer as lágrimas evaporarem.

Além dessas causas, há a poluição, vento, poeira, anticoncepcionais, antidepressivos, menopausa e etc. Parece que ataca mais as mulheres, que devem evitar maquiagem, porque pode irritar os olhos. Agora imagina como eu estou! Afinal, o que seria de uma lolita sem uma maquiagenzinha? :< Por causa disso, não tenho usado lolita. Quando tentei usar maquiagem, mesmo com o colírio, senti bastante incômodo.

Sinceramente, não acredito que seja olho seco, ou pode ser, mas há mais outro problema. Todos os dias acordo com os olhos lacrados de remela esverdeada. Em toda pequisa que fiz sobre olho seco, não achei nada sobre excesso de remela esquisita. Durante o dia, elas se formam, tenho que ficar limpando, são bem chatas, ficam passando na frente, embaçando a visão. Não tive nada parecido antes, aliás, além da minha miopia e fotofobia, nunca tive qualquer outro problema nos olhos.

E este tem sido meu drama. Eu preferia que fosse uma simples conjuntivite, pois já estaria curada. Agora, vou marcar outra consulta. E quero também ir a outro médico. Só vou me sentir melhor depois de descobrir o meu real problema.
[edit date="16-09-2011"]
Hoje fui ao oftalmo, desta vez fui melhor atendida. O médico fez uma espécie de exame em mim. Disse que não completo as piscadas, que meu olho seco é pela má qualidade da lágrima e que to com ceratite aguda, causada pelo olho seco. Agora, estou acreditando mais. Ele me passou um tratamento mais intensivo, com ômega 3 e remédios. O ruim é toda a grana que vou gastar, e esse tratamento não tem previsão de término... TT_____TT' Mas não quero ficar cega, né... De qualquer forma, vou procurar outro médico para ter uma segunda opinião.
[/edit]

3 comentários:

  1. Aff, odeio ir ao oftalmo! Eu não sou mal atendida lá, mas os olhos são sempre um lugar chato de "mexer" né?
    Mas parece que isso é cada vez mais comum, em tudo que é lugar que tu vai tem sempre alguém pra te tratar mal. Semana passada fui comprar um secador de cabelos e a atendente fez a venda como se estivesse fazendo um favor incrível pra mim, quando na realidade eu estava pagando e merecia que, no mínimo, ela me atendesse com boa vontade.
    Quando eu era criança, eu rodei por vários oftalmos, e como esse que te atendeu, nem olharam pra mim direito. Inventaram coisas, no final das contas eu estava com glaucoma e poderia ter me tratado, mas como não "descobriram" o que era, acabei ficando cega. Por experiência própria, eu recomendo que tu marque em outro médico, e se não funcionar, em outro. Acho que não é o olho seco, pode ser alguma inflamação parecida com conjuntivite.
    Bem vinda de volta ao mundo encantado da blogosfera <3
    :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Stephane, tudo bem?
    Procurando na net sobre olho seco acabei encontrando seu blog.
    Estou com o mesmo problema que você, desde outubro/2011 estou tentando encontrar a cura para o problema dos meus olhos secos.
    Já passei em 3 oftalmos e apenas um me deu um pouco mais de segurança no que disse.
    Segundo ele há possibilidade de eu estar com disfunção das glândulas meibomianas, um dos problemas desta disfunção é que faz com que a lágrima evapore rapidamente.
    Ele me passou um tratamento simples, mas que tenho notado uma pequena melhora que é de duas vezes no dia fazer compressa quente(morna) nos olhos e após lavar os cílios com duas medidinhas de agua e uma de shampoo neutro, tenho usado um infantil.
    Quando estou lavando ele pediu para que eu faça massagens com a ponta dos dedos.
    Me receitou um gel e lágrima artificial sem consevantes.
    Pediu para fazer isto durante 45 dias e após retornar.
    Estou fazendo o tratamento já fazem duas semanas e sinto pequena melhora.
    Se completar o tratamento e resolver o meu problema te aviso, talvez te ajude também a acabar com este desconforto horrendo.
    Grande abraço,
    Marlene

    ResponderExcluir
  3. Olá, @Marlene

    O meu oftalmo também me receitou um gel (Epitegel) e lágrima artificial. Também mandou me mandou tomar ômega 3 e exercitar piscando com mais força e devagar por uns 5min.

    Vou tentar as compressas e a lavagem. Obrigada pela dica.

    Ainda sofro com o problema, uma época, melhorou, mas como tenho relaxado com o tratamento, piorou. Preciso voltar a tratar direitinho, né?

    Muito obrigada mesmo por sua visita e seu cometário. Pena que você não me deixou nenhum meio de contactá-la para que veja essa resposta.

    Espero que volte mesmo para me dizer como anda seu tratamento.

    Beijão!

    ResponderExcluir